Sistema de indicadores para avaliação e monitoramento das ações de educação ambiental na UGHRI 13 – Tietê Jacaré

SOBRE O PROJETO

Este projeto tem como objetivo desenvolver, elaborar e criar um sistema de indicadores a fim de avaliar os projetos de educação e comunicação ambiental que estão sendo executados na UGRHI 13 – Tietê Jacaré via Comitê de Bacia Hidrográfica, além de acompanhar de que forma esses projetos estão suprindo as necessidades identificadas no PDEA-TJ.

O projeto irá ofertar oficinas formativas sobre a utilização dos indicadores de educação ambiental e também sobre a elaboração de projetos FEHIDRO, visando atingir os atores e instituições com interesse em uma aproximação ou aprofundamento de uma relação com o CBH-TJ e a CT-EA, possibilitando assim a disseminação e continuidade dos temas abordados.

Como resultado, esperamos a criação de itens avaliativos e de acompanhamento, que serão agrupados a fim de formar um sistema de indicadores para avaliação e monitoramento das ações e projetos de educação ambiental na UGHRI – 13, por meio de um processo educador, seguindo os princípios e valores da educação ambiental, estruturando uma metodologia participativa e dialógica para as atividades da proposta.

A UGRHI – 13 (Tietê – Jacaré)

A UGRHI 13 localiza-se na porção central do Estado de São Paulo, possuindo uma área de 11779 km². É definida pelas bacias hidrográficas de cursos d’água afluentes ao rio Tietê no trecho, de cerca de 140 km, entre as barragens das UHEs de Ibitinga e Barra Bonita, dos quais se destacam os rios Jacaré-Pepira, Jacaré-Guaçu e Jaú pela margem direita e os rios Bauru e Lençóis pela margem esquerda.

Dentre os municípios dessa unidade de gerenciamento, os de maior população são pela ordem: Bauru, São Carlos, Araraquara e Jaú; juntas concentram cerca de 61% da população total dessa área.

A UGRHI-13 engloba três rios principais, o Rio Tietê (em um total de 150 km da barragem de Barra Bonita até a barragem de Ibitinga), o Rio Jacaré-Guaçu e o Rio Jacaré-Pepira e seus tributários. A bacia está dividida em 6 sub-bacias, e possui uma área de drenagem de 11.803,87 km.

Quanto à quantidade e qualidade da água dos aquíferos, existem na bacia sérios problemas, seja pela sua superexploração, ou pela indução de águas contaminadas, de acordo com as atividades desenvolvidas na superfície. Na UGRHI-13 as águas subterrâneas são muito significativas tanto na captação para as diversas finalidades de uso quanto em termos de reserva.

Quanto à qualidade dos recursos hídricos, cabe destacar que as cargas poluidoras são principalmente de origem domiciliar, efluentes industriais, resíduos sólidos domiciliares, industriais, de serviços de saúde e agrícolas.

OBJETIVO DO PROJETO

O Plano Diretor de Educação Ambiental do Tietê Jacaré PDEA-TJ indicou a necessidade da elaboração e acompanhamento de indicadores de EA para a UGHRI-13 – 2019 visando o aprimoramento contínuo e revisão do PDEA-TJ.

A Contrapartida desse projeto será composta por serviços administrativos e secretariado, pela estrutura física da instituição tomadora e por horas do trabalho técnico científico.

Visando atender esta demanda, este projeto tem como objetivo desenvolver, elaborar e criar um sistema de indicadores para avaliar os projetos de educação ambiental que são executados na UGRHI 13 – Tietê Jacaré através do CBH-TJ, auxiliando a câmera técnica de EA no acompanhamento dos projetos e verificando se estes estão em concordância com as diretrizes e metas do PDEA-TJ.

A Contrapartida desse projeto será composta por serviços administrativos e secretariado, pela estrutura física da instituição tomadora e por horas do trabalho técnico científico.

ATIVIDADES

ATIVIDADE 1

Levantamento e revisão bibliográfica de planos, programas, projetos e ações de educação, sensibilização e comunicação ambientais.

Período:

Mês 1 à 4

ATIVIDADE 2

Entrevistas com coordenadores e pessoas envolvidas em projetos e ações de educação ambiental.

Período:

Mês 5 à 10

ATIVIDADE 3

Identificação e definição de indicadores.

Período:

Mês 9 à 12

ATIVIDADE 4

Validação do sistema de indicadores.

Período:

Mês 13 à 18

ATIVIDADE 5

Promover o teste e a calibração do sistema de indicadores.

Período:

Mês 19 à 22

ATIVIDADE 6

Viabilização do Plano de comunicação e oficinas formativas.

Período:

Mês 1 à 28

ATIVIDADE 7

Oficinas formativas – Multiplicadores em elaboração de projetos e indicadores de Educação ambiental.

Período:

Mês 19 à 26

ATIVIDADE 8

Apresentação final das atividades do projeto.

Período:

Mês 27 à 28

EQUIPE DO PROJETO

Frederico Yuri  Hanai

Responsável técnico pelo Projeto

Gabriela Rahal de Rezende

Coordenadora

Vinicius Perez  Dictoro

Especialista Ambiental

Jonatan Sampaio

Produção e Comunicação