Projeto “Adequação da área de guarda, de exposição e de manuseio das coleções do Museu de São Carlos”

Edital ProAC nº 13/2019

SOBRE O PROJETO

No final do ano de 2019, a Associação Instituto Cultural Janela Aberta concorreu e foi contemplada no edital ProaAC 13/2019: concurso destinado a apoiar projetos que visem à modernização de acervos de museus e arquivos no Estado de São Paulo.

CONTRAPARTIDA

Ao longo do ano foram desenvolvidas duas oficinas, uma sobre “conservação preventiva de documentos” e outra intitulada “história da família”. 

Inicialmente, a proposta era que as oficinas fossem presenciais. No entanto, devido à pandemia de covid-19, as adequações necessárias foram feitas e foram elaborados tutoriais com a mesma temática, que podem ser acessados online.

ASSISTA AOS TUTORIAIS

História da Minha Família

Ministrada pela historiadora da FPMSC Vanessa Dias, esta oficina tem como objetivo passar conhecimentos básicos da reconstrução da história da família a partir de documentação e relatos orais.

Orientação sobre conservação de documentos

Ministrada pela museóloga do Museu de São Carlos Cristiana Barroso, esta oficina tem como objetivo passar orientações sobre controle ambiental em museus e da preservação e conversação de documentos.

Vídeo tour pela reserva técnica do Museu de São Carlos

O vídeo tour realizado na reserva técnica do Museu, teve seu roteiro elaborado pela museóloga do Museu de São Carlos Cristiana Barroso e narração de Jonatan Sampaio. A criação e produção do tour virtual, teve a captação de som e imagem in loco, após a implementação de todos os equipamentos, de forma a ilustrar a execução e finalização do projeto e documentando as ações realizadas, gerando como produto final um material educativo para ampla divulgação com linguagem acessível para todos os públicos, demonstrando a importância da preservação do acervo do Museu de São Carlos.

Além dos tutoriais, foi elaborado, um guia físico para ilustrar o trabalho de conservação preventiva do acervo do museu como resultado do projeto, o qual está disponibilizado na versão impressa e na versão digital.

DOAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Todos os equipamentos de controle ambiental adquiridos serão, ao final do projeto, doados para a Fundação Pró-Memória de São Carlos. Os equipamentos serão implantados em caráter permanente no Museu de São Carlos, instituição administrada pela Fundação desde 2012. São equipamentos para controle e monitoramento ambiental/climático, renovação, filtragem e movimentação do ar e higienização de acervos. Esses equipamentos servirão para aprimorar as medidas de conservação preventiva das coleções que o museu possui. As áreas previstas para a utilização dos equipamentos são a reserva técnica, laboratório de preservação e conservação e salas de exposição do museu.