A ideia do Instituto Cultural Janela Aberta, nasce em 2007, da necessidade de criar um espaço onde os artistas da cidade de São Carlos pudessem ocupar para criar, ensaiar, produzir e principalmente trocar ideias e informações com outros artistas. Em 13 de abril de 2007 é inaugurado este espaço, primeiramente com o nome de “Casa do Artista”.

A Casa do Artista tinha duas principais finalidades, oferecer infra-estrutura física aos artistas locais, pois um grande problema de muitos na época era a necessidade de espaço físico onde ensaiar, se reunir e ser um ponto de encontro dos fazedores de arte e cultura da cidade, incitando a troca de saberes, produtos e serviços. O projeto foi ganhando forma e muitos artistas passaram a frequentar e utilizar o espaço, então surgiu a necessidade de dar mais corpo e profissionalismo ao projeto.

Assim, depois de quase seis meses de trabalho junto ao “Centro Público de Economia Solidária – Herbert de Souza”, em 26 de novembro de 2008 fundamos a Associação Instituto Cultural Janela Aberta. Esta nova concepção ampliou seus horizontes através dos princípios de economia solidária, engajando-se em promover e estimular a autonomia de seus associados, formando, auxiliando e representando-os juridicamente quando necessário, garantindo seu ganho justo.

O Instituto Cultural Janela Aberta continua oferecendo suporte e incentivo à produção artística local através da Incubadora Solidária de Artistas, sendo um ponto de encontro da classe artística e uma referência  para os apreciadores e para aqueles que querem aprender o ofício artístico. A entidade busca desenvolver a formação cultural da comunidade são-carlense como um todo, abrindo espaço para aqueles que desejam ter contato com produções artísticas como apresentações musicais, audio-visuais, literárias, oficinas, palestras, entre outros; com a realização de eventos gratuitos ou a preços populares, afim de democratizar o acesso à arte.

O grande número de associados, juntamente com uma gama de parceiros e ações diversificadas, focadas em diversos públicos, com intuito de fomentar e aquecer a cadeia produtiva cultural local e regional, transformaram o Janela em uma grande rede que une artistas, produtores e apreciadores em geral, que possibilita o desenvolvimento de projetos em diversas áreas, sempre articulando o maior número de atores possíveis.

 

Loading...